Como Combater A Retenção De Líquidos No Decorrer Da Gravidez

Como Combater A Retenção De Líquidos No Decorrer Da Gravidez 1

A retenção de líquidos ocorre o aumento do volume sanguíneo, modificações na permeabilidade vascular e o problema circulatoria da grávida. “Calcula-Se que uma grávida tem entre quarenta e 45% a mais de volume sanguíneo que uma mulher não grávida”, diz Ana Maria Ferrari Bellver, ginecologista do Hospital São João de Deus do Porto. A especialista explica que, “por diferentes fatores hormonais, os vasos sanguíneos tornam-se mais permeáveis e, desta forma, o sangue e o excedente de líquidos penetram mais facilmente no tecidos, facilitando a retenção hídrica”.

Esta retenção de líquidos se manifesta com intuição de peso e cansaço e inchaço, geralmente de pernas e tornozelos. Esta costuma ser aumentada no conclusão do dia, no momento em que há calor, ou por apresentar-se longo tempo de pé e melhora com o repouso.

  • 2 contra-indicações e precauções
  • Comer alimentos preparados por alguém portadora
  • 3 Datas e locais de SummerSlam
  • European Welterweight Championship (um vez)

porque sofrem mais as grávidas? Devido a que o tamanho do útero vai aumentando progressivamente, setenta por cento das gestantes percebem estes sintomas no terceiro trimestre e poderá durar até semanas após o parto. Tudo isso é normal.

Atender as demandas da gravidez. Proteger a mãe e o feto, a diminuição do retorno do sangue ao coração por compressão, que exerce o útero nos grandes vasos sanguíneos. Proteger a mãe dos efeitos do sangramento durante o parto.

Evitar locais quentes e roupas apertadas. Usar sapatos confortáveis e sem muito salto alto. Não continuar longo tempo de pé, sem fazer nada, ou com as pernas cruzadas. Levantar as pernas no momento em que estiver sentado ou dormindo. Dormir ou deitar sobre o lado esquerdo, com um travesseiro entre as pernas. Assim se facilita o retorno venoso, dado que impossibilita a compressão da veia cava. Fazer banhos de água fria nas pernas, porque melhoram a circulação. Dar massagem de pernas. Sempre de miúdo para cima e com creme hidratante (melhor se você previamente tenha estado no frigorífico). Recorrer a um profissional que faça uma drenagem linfática. Hidrate-se acertadamente, com no mínimo dois litros de água por dia (em torno de 8 copos).

Você pode substituir parcialmente por sumos naturais, sopas e chás. Evitar a cafeína e refrigerantes açucarados e não abusar das bebidas isotónicas são cheias de sais minerais. Consumir frutas e vegetais, essencialmente alguns com propriedades diuréticas, como vegetais de folhas verdes (espinafre ou alface, o pepino, aipo, as alcachofras ou os espargos. Não usar medicamentos naturais sem consultar o médico.

Alguns são contra-indicados durante a gravidez, como por exemplo, a sálvia ou rabo de cavalo. Fazer exercício, porque melhoria a circulação e impede a retenção de líquidos. Não comer alimentos processados, como salgados, carnes, picles, latas e batatas fritas, porque têm um alto teor em sal.

Quando é que há com que se preocupar? Se, apesar de levar a cabo essas sugestões, a mulher vê aumentada a inchaço de pernas drasticamente ou até já lhe influencia a face, pescoço e mãos, deve consultar o médico pra que realize as provas necessárias. A ginecologista destaca-se que estes testes são de desprezar uma eclampsia ou uma pressão alta durante a gravidez.

Também é motivo de consulta se associam os sintomas da retenção de líquidos a dores de cabeça, visão turva, bips nos ouvidos, náuseas, vômitos ou dor abdominal. Além disso, “os pacientes com excedente de peso, distúrbios circulatórios, diabetes gestacional e fatores de traço pra elaborar hipertensão no decorrer da gravidez precisam ter um cuidado especial, visto que são mais propensas a sofrer deste problema. Além do mais, a retenção de líquidos a todo o momento será mais acentuada em pacientes com cardiopatias ou doenças renais”, explica Ferrari.

Como Combater A Retenção De Líquidos No Decorrer Da Gravidez
Rolar para o topo