“Alguma coisa teremos na Galiza. Se não há sol, algo tinha que ser feito”. Desta maneira galego responde o costureiro Adolfo Domínguez o porquê do sucesso da indústria têxtil nesta localidade. “Você vê que o vizinho vai bem e você está a imaginar”. Além das famosos Inditex, Têxtil Lonia e Bimba e Lola, algumas 500 corporações se dedicam a moda na Galiza.
Entre todas facturaron 22.Quatrocentos milhões de euros no ano passado. Conta o designer de ourense que encontrou lindeza pela enruga, que o segredo do avanço dessa indústria não foi outro que “o serviço e o acaso”. E não vai desencaminado.
Na década de 80, os pequenos artesãos do têxtil passaram a ser marcas com identidade própria e fizeram a versatilidade e a descentralização seu amplo valor. “Qualquer um fazia o que sabia fazer e externalizaba o resto, que se encarregava onde fosse mais produtivo. Sob este padrão de sucesso nasceram assinaturas como Florentino, Pili Carrera ou o que fora o germe da Inditex, Confecções GOA, dedicada à fabricação de roupões de banho e fundada por Amancio Ortega.
- Um príncipe da boêmia
- Avenida Florencio Garcia
- Direitos Humanos
- Procurar soluções e não estar justificando erros
- um Alemanha (República de Weimar)
Propriamente as três nasceram em 1963, o que de imediato é considerado o ano mágico de moda galega na quantidade de corporações do setor que iniciaram a sua atividade por esse instante. E logo chegaram Adolfo Domínguez, Açucarado-há pouco tempo extinta, no entanto que desempenhou um papel fundamental na história desta indústria-, e um pouco mais adiante Roberto Verino. O sucesso de uma contagiaba às novas e as multimarcas de todo Brasil, brigavam por ter em suas vitrines roupas galegas.
Alberto Rocha lembre-se de que forma “os velhos do têxtil contavam que, nesses anos, cada que fosse com uma marca galega tinha as portas abertas a todas as multimarca de Portugal”. Chegou, desta maneira, a Inditex, e o conceito de fast fashion para transformá-lo todo. De um freguês alemão, que cancelou uma encomenda pela antiga comunidade de Amancio Ortega, nasceu este novo conceito de fabricação sobre a marcha e das roupas descartáveis. A companhia de Arteixo manteve o modelo de negócio iniciado nos anos oitenta do fornecedor integrado na assinatura, todavia desvalorizou a importancia da marca em benefício da renovação contínua. “O têxtil se tornou um negócio de muito traço, já que se passou de duas coleções por ano a modelos quase semanais.
Para essa finalidade, é preciso inovação, talento, sistemas de sugestões, logística, etc. Apenas uma temporada desagradável podes afundar hoje a uma marca”, argumenta Daniel Fraga, sócio causador da KPMG pela Galiza. Isto tudo sem esquecer da indústria favorecer gerada em torno da moda, que integra organizações de design de interiores, construção de lojas, audiovisuais, lavandaria, engomadoria e de logística, entre novas. E, apesar da elevada concorrência externa -com margens muito apertadas – colocou em apuros alguns dos emblemas galegos, Adolfo Dominguez, não tem nenhuma dúvida sobre o setor: “Continuaremos por aqui, é claro. Desde a Galiza para o universo”.
“O executam a todo o momento, em superior ou menor medida, e estamos tentando que o façam com letras cada vez maiores, como as que aparecem nos maços de tabaco”, sublinha Miguel Moya, vice-presidente da Associação Espanhola de Crowdfunding.
Villaamil está convencido de que sem o equity crowdfunding, duvidosamente teria conseguido 150.000 euros em 2 meses. “As start-ups são corporações que operam com perdas, os 3 primeiros anos e depois pegam uma explosão. Isso os bancos não acabam de captar”.
o Seu exercício é exclusivamente administrativo, se bem que, possivelmente, dá serviços de carga e transporte de passageiros desde Lima até a serra central. O transporte aéreo está bem fabricado e serve as 20 cidades mais consideráveis com voos regulares em aeronaves de tamanho distinto. Outras populações isoladas, sobretudo, da floresta possuem aeródromos pro recebimento de aviões de baixo porte.
O Aeroporto Internacional Jorge Chávez é o principal terminal aéreo do povo. Está achado na província constitucional do Callao. É o aeroporto mais considerável, já que concentra a vasto maioria dos voos nacionais e internacionais do povo, atendendo a mais de dezenove 000 000 passageiros por ano. Concentra 90% do transporte marítimo, tanto mercante como militar, pelo motivo de em teu território se estende o terminal marítimo e a Apoio Naval da Marinha de Disputa do Peru. Se bem que o transporte civil marítimo não apresenta serviços comerciais com regularidade, imensos cruzeiros ancoram em Callao periodicamente. Em Lima assim como se descobre um menor porto no distrito de Lurín, cujo trânsito acima de tudo se tem que aos navios petroleiros da refinaria de Conchán que está perto.